Luz no escuro trata da aproximação de duas irmãs, Júlia e Laura, que, durante uma queda de luz, procuram seu gato pelos corredores do prédio onde moram. Nessa jornada, elas enfrentam o medo do escuro, que passa a tomar formas diversas - desde corredores que se alongam até sombras que ganham vida, e acabam estabelecendo uma relação de confiança, se aproximando pouco a pouco uma da outra. Durante o percurso, as duas percebem que, para passar pelos momentos dificeis, muitas vezes precisamos de ajuda, de uma mão que segure a nossa e nos leve em frente. E quem melhor para atravessar o túnel escuro das dificuldades do que a nossa própria família?

 

 

Luz no escuro é a primeira etapa do projeto trasmidia intitulado RETRATOS - Histórias sobre a infância, que consiste na realização de 4 médias-metragens de ficção, em episódios de aproximadamente 24 minutos, uma história em quadrinhos para cada episódio e um filme de longa-metragem.

 

Utilizando elementos do imaginário infantil para ilustrar momentos difíceis vivenciados na infância  - como a separação dos pais, a dificuldade de relacionamento familiar, o ingresso no mundo adulto e a perda de entes queridos -, o projeto propõe uma abordagem de questões comuns ao processo do amadurecimento humano. Através da utilização de elementos fantásticos, o projeto busca criar fábulas modernas que proporciem uma forma de entendimento do mundo e do nosso papel nele. 

 

A HQ do Luz no escuro foi contemplada no edital do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O filme do Luz no escuro se encontra em fase de captação de recursos, com previsão de estreia para 2016.

 

 

 

realização

financiamento